terça-feira, 5 de abril de 2011

Artista brasileiro

Galeria Aleijadinho
Jesus Cristo       
A Última Ceia - Clique para ampliar


 
 



Anjo segurando o cálice - Clique para ampliar



Cristo do Passo do Horto - Clique para ampliar
      
Cristo do Passo da Cruz-às-costas - Clique para ampliar



       

Estas são algumas lindas obras de um dos maiores artistas brasileiro.Deixe um comentário sobre a obra e quem foi aleijadinho e que período suas obras representa.


Divino Espírito Santo - Clique para ampliar

85 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu achei as obras dele muito detalhadas e ele mostra os sentimentos religiosos
    lucas malagolini 2ºC AF

    ResponderExcluir
  3. Suas obras são carregadas de emoções, genialidade e beleza e é possível perceber que mostram traços da cultura da religião católica.

    Sobre Aleijadinho: foi escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco. Ele foi um dos maiores representantes das artes pláticas brasileira. Seu nome completo é Antônio Francisco Lisboa, ele viveu e produziu a maioria de suas obras nas cidades de ouro preto e Congonhas em Minas Gerais, no período de 1730 a 1814. Suas obras misturam diversos estilos do barroco e em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico.

    Kessys L. P. Oliveira. Nº: 09. Série: 3ºA. Marcos Bispo da Silva.

    ResponderExcluir
  4. Aleijadinho é a prova que nós, brasileiros, também somos capazes de surpreender tantos outros artistas internacionais...

    Li de sua história que mesmo com problemas físicos(o qual lhe resultou esse apelido) ele fez coisas que muitos de nós não tivemos força de vontade pra fazer.
    Conclui também que suas obras mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico.
    (temas que estudamos ano passado)


    Não sabia muito sobre ele mais suas obras são de grande genialidade...

    De:

    LIDINEZ ZAMAI DA SILVA
    ESCOLA ALUÍZIO FERREIRA
    2º A VESPERTINO Nº 16

    ResponderExcluir
  5. Não sabia quem era mais pesquisei:
    Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730.Era filho de uma mestre-de-obras e de uma escrava africana, seu pai se chamava Manual e sua mãe Isabel.
    Ele tinha sesseta anos quando realizou suas obras primas tai como:a estatua empedras de sabão dos doze profetas(1800-1805) e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796).
    DEpois de realizar seus trabalhos, se afastou da sociedade, só se cominicava com dois escravos, morreu onde nascera no ano de 1814....

    Nº18 2ºC AF

    ResponderExcluir
  6. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Pouco se sabe sobre ele tornando muito árduo o trabalho de pesquisa,sobre sua biografia transformando-o de certa forma uma espécie de horói nacional. Seu estilo artístico era voltado ao Rococó e ao Barroco. Foi considerado pela crítica brasileira como o maior expoente da arte colonial no Brasil.
    Conclusão
    Em meu ponto de vista, aleijadinho criava suas obras voltadas para religião,com esculturas de Cristo carregando a cruz, de profetas,anjos, arquiteturas de igrejas e muito mais.
    Sinto que foi uma forma que aleijadinho encontrou para se expressar e, tentar bruscar os olhares das pessoas para suas artes, pois de certa forma a religião é a principal influência na qual devemos nos agarrar para enfrentar o mundo em que vivemos.
    JOSIANE M. ANDRADE.
    3º ANO A Nº: 07
    ESCOLA MARCOS BISPO DA SILVA

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. BOM, NA MINHA OPINIÃO ESTAS OBRAS SÃO BASTANTE DETALHADAS E QUE DEMONSTRA FORMAS RELIGIOSAS.E QUE É MUITO IMPORTANTE, PARA SABERMOS REFLETIR SOBRE ESSE TEMA
    RAFAELA Nº19 2°G ALUIZIO FERREIRA.

    ResponderExcluir
  9. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como AleijadinhoAntônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho,(Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814).foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonialCom um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó,
    Suas obras são muito interessantes, são repletadas de detalhes...
    Não tem como explicar a delicadeza como foram feitas...

    Aluízio Ferreira
    Wallas Vinícius 2A

    ResponderExcluir
  10. Aleijadinho: foi escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca,ele foi considerado o maior escultor do período barroco.seu nome completo é Antônio Francisco Lisboa, ele viveu e produziu a maioria de suas obras nas cidades de ouro preto e Congonhas em Minas Gerais, no período de 1730 a 1814.

    PAULO HENRIQUE N20 2A

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Suas obras são muito detalhadas e ele mostra um sentimento muitoo religioso.


    Juan Cleberson Nº16 2ºE A.F

    ResponderExcluir
  13. Sobre Aleijadinho: foi escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco. Ele foi um dos maiores representantes das artes pláticas brasileira. Seu nome completo é Antônio Francisco Lisboa, ele viveu e produziu a maioria de suas obras nas cidades de ouro preto e Congonhas em Minas Gerais, no período de 1730 a 1814. sou Patricia do Nascimento Santos ecola ALUIZIO FRFERREIRA NUNENRO 23 SALA 3ªA

    ResponderExcluir
  14. patricia disse...
    te todas suas obras me enteressou mais a de Jessus na cruz achei as cores fantasticas e principalmente o formato do rosto mexeu mais talves por ele ter morrido na cruz a justo nesta foto esta segurando uma . sou Patricia do Nascimento Santos estudo na escola Aluizio Ferreira sou do 3ªA
    Nº23 periodo (vespertino)

    ResponderExcluir
  15. tem outra imagem enteresante uma imagem que parece um anjo com assas esta imagem é linda parece original quem a fez deve ter tido muito trabalho em mostra tanta emoção bom pra mim parece emocionante a imagem . sou Patricia do Nascimneto Santos nº 23 escola Aluizio ferreira perido vespertino

    ResponderExcluir
  16. achei legal as artes do Aleijadinho, e interesante as igrejas q ele dezenhou.
    Aluízio Ferreira 2°A N°05 Fernanda Barbosa Gonçalves (Vespertino)

    ResponderExcluir
  17. As arte de aleijadinho acheii essa obra bem interesante com uma escultura com o sentimento bem religiosa Sinto que foi uma forma que aleijadinho se expressar um olha do povo...


    Nome:Danilo Macedo Alves da Cruz
    serie: 1G
    Escola: Aluzio fereira

    ResponderExcluir
  18. As obras dele são de muito bom gosto
    com uma sensibilidade, detalhado, achei lindas!

    A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.

    Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

    Nayara Ferreira de Moura
    3ºC nº15
    Aluizio ferreira

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que cada estátua representa um personagem específico, com sua própria fala gestual. Mas apesar dessa independência no espaço representativo e até mesmo no espaço físico, elas mantêm um diálogo corporal, formando uma unidade integrada na dança profética da anunciação da vida, morte e renascimento".
    AF N°10 2°G

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que são obras-primas,como obras escultóricas, e psicologicamente, como estudo de personagens que representa. NO meu ponto de vista, elas são … as esculturas mais satisfatórias de personagens antingos...
    AF N°23 2°G

    ResponderExcluir
  21. Gostei Muito Das Imagens , elas nos mostra a real intenção do autor , nelas vemos a espontaniedade,a busca que aleijadinho queria passar a todos com uma certa perfeição por cada escultura,cada detalhe de suas obras. Antônio Francisco Lisboa (ALEIJADINHO) foi um importante escultor,entalhador e arquiteto do Brasil colonial ! Suas Obras São representadas Pelo Período Do BARROCO !

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião essas obras ajuda a nos entender detalhadamente como era na antiguidade.Antônio Francisco Lisboa,atualmente conhecido como aleijadinho..Um dos maiores escultores da época considerando tbm que ele foi um dos maiores representantes de artes pláticas,que ao meu ver até hoje ele ainda é muito adimirado pelos que veem suas obras.Eu mesmo adimiro muito,esses quadros foram feitos perfeitamente bem.Suas obras misturam diversos estilos do barroco e em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico...

    Nome;Wilhiam Mauricio Soares Da Silva
    n°29
    série 1I

    ResponderExcluir
  23. As Obras de Aleijadinho mistura diversos estilos do Barroco.Utilizou em suas obras de arte, principalmente a pedra sabão, materia prima brasileira. Aleijadinho morreu pobre, doente e abandonado em Ouro Preto no ano de 1814. Aluizio Ferreira 3°E. N°2 DIEISON GULARTE BASTOS.

    ResponderExcluir
  24. Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte.
    Achei que as obras de aleijadinho expressão que ele é religioso

    Geisiely 3°E n° 3 AF

    ResponderExcluir
  25. GOSTEI MUITO das obras, há muitas sensibilidades e detalhes, Parabens...

    Quem foi '' Aleijadinho?
    Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
    Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas.
    Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.

    suas obras representam o periodo BArroco..

    Renan Santos 2ºG nº 20 A. F.

    ResponderExcluir
  26. ESTAS OBRAS SÃO BASTANTE DETALHADAS E QUE DEMONSTRA FORMAS RELIGIOSAS E QUE ANTES NAO SABIA MAS AGORA APRENDI QUE ELE USAVA em suas principalmente a pedra sabão, materia prima brasileira.


    CAMILA 2ºD nº 02 A. F.

    ResponderExcluir
  27. as obras dele fala dos sentimentos religiosos.as obra dele e bom porque motra as coisas da antiguidade.no meu modo de pensar foi uma coisa que deixou muitas saudades. 1ºj nº27 A.F

    ResponderExcluir
  28. tambem e muito bem feita as fotos do aleijadinho e foi muito bem elaboradas. gostei da cara dele quando vai tirar a foto. 1ºj nº27 A.F

    ResponderExcluir
  29. Começo dizendo que uma pessoa tem que ser muito artista pra conseguir fazer todas essas obras maravilhosas e super detalhistas (ainda mais com uma doença que degenera as articulações).
    Suas obras são marcadas pela harmonia, serenidade e equilíbrio. Temos como exemplo a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).
    Aleijadinho é um exemplo para todos nós, uma vez que ele não desistiu de seus sonhos, mesmo que com uma doença tão grave.

    Kennea Ariana, nº 17, 3ºB, Aluízio Ferreira.

    ResponderExcluir
  30. Eu achei as obras dele super originais

    ResponderExcluir
  31. As obras de Aleijadinho são encantadoras.Nelas há uma mistura da arte clássica,gótica e vários outros estilos.Mas de quem estamos falando não é?O homem que foi considerado o melhor escultor,entalhador e arquiteto do período barroco.

    ResponderExcluir
  32. AS obras que ele deixou serve de aspiração.Pois nelas ele colocou seu coração,para que cada obra se torna-se diferente a cada olhar. Mesmo enfrentando farias dificuldades da sua época ele conseguiu encantar e comover varias seguidores .Que ate hoje as obras de Antonio Francisco Lisboa,tem servido de motivação para varios artista.


    05 de junho de 2010

    Lessandra Schineider
    E.E.E.F.Marcos Bispo da Silva
    1ºE nº17

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Aleijadinho foi um dos maiores artistas barrocos do brasil, as obras dele nós faz imaginar um pouco do passado, muito interresante.


    Aluizio Ferreira,Nayara Rayana n°20 3°A

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Gostei Muito Das Imagens , elas nos mostra a real intenção do autor , nelas vemos a espontaniedade,a busca que aliejadinho queria passar a todos com uma certa perfeição por cada escultura,cada detalhe de suas obras. Antônio Francisco Lisboa (ALEIJADINHO) foi um importante escultor,entalhador e arquiteto do Brasil colonial ! Suas Obras São representadas Pelo Período Do BARROCO !

    Jaqueline 2ºE (Noturno) Nº12 AF.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito de todas as imagem mostrando clareza sobre todas elas
    Crilany Gonçalves Semeler 1h NOTURNO AF.

    ResponderExcluir
  38. Imagem diferentes que nois não tamos acostumados a ver. Com pureza Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária.
    Luiz Andre Nunes Menezez de Oliveira
    AF 1ºK (N

    ResponderExcluir
  39. Como ja disse Não tenho conta então estarei mandando pelo e-mail de minha namorada.
    Luiz Andre Nunes Menezes de Oliveira
    1ºk (noturno)AF.OBRIGADO PROFESSOR DIONE.

    ResponderExcluir
  40. achei muito legal pq e uma mistura de cultura com a religiao que no caso a catolica.
    ass.Edilon.P.Lima.n°07turma.3B.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Antonio Francisco Lisboa era escultor e arquiteto brasileiro, filho do mestre-de-obras aprendeu o oficio c o pai, autor do risco da igreja da Ordem Terceira do Carmo 1766, ao meu ver as obras de ALEJADINHO sao bem expressivas, ele tenta transpor seus sentimentos possivelmente, atraves das expressao do rosto das obras que ele esculpia, ele possivelmente tentava misturar arte com religiosidade, posso sentir o que a arte que dizer apenas atraves da expressao do rosto das esculturas, belíssimo trabalho, trabalho e superação.

    Leticia Alves n°24 2°E A.F (NOTURNO)

    ResponderExcluir
  43. (Laís Araújo 1C MBS)ALEJADINHO,sao bem expressivas, ele tenta transpor seus sentimentos possivelmente, atraves das expressao do rosto das obras que ele esculpia. acehei muito legal essas mistura de cultura com a religiao.

    ResponderExcluir
  44. Aleijadinho foi um escutor entalhador e arquiteto mineiro da arte na barroca considerando o maior, escultor do período barroco.Suas obras era diferente dos outros escultores mostrava muito a realidade, algumas mostrava a imagem de jesus carregando a cruz em escultura de madeira que era muito interessante naquela época.
    Jéssica da silva 2ºD vespertino A.F

    ResponderExcluir
  45. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa, já que a atribuição da autoria da maior parte das mais de quatrocentas criações que hoje existem associadas ao seu nome foi feita sem qualquer comprovação documental, baseando-se apenas em critérios de semelhança estilística com peças documentadas. nome: FAGNER FREITAS THEBALDE . escola AF . série 2.D

    ResponderExcluir
  46. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, era um artista fantastico e um tremendo escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

    ResponderExcluir
  47. Nelas há uma mistura da arte clássica,gótica e vários outros estilos.
    Elas sao bem expressivas, ele tenta transpor seus sentimentos possivelmente, atraves das expressao do rosto das obras que ele esculpia, ele possivelmente tentava misturar arte com religiosidade, posso sentir o que a arte que dizer apenas atraves da expressao do rosto das esculturas, belíssimo trabalho, trabalho e superação.


    CAMILA 2ºD nº 02 A. F

    ResponderExcluir
  48. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinhofoi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.Uma de suas obras que eu acho mais interessante pela sua expressão é o Anjo com o cálice da Paixão, na Via Sacra de Congonhas
    dayara vespertino 2ºD A.F

    ResponderExcluir
  49. Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional.
    suzany Cristina 2ºD A.F vespertino

    ResponderExcluir
  50. Não sabia quem era mais pesquisei:
    Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730.Era filho de uma mestre-de-obras e de uma escrava africana, seu pai se chamava Manual e sua mãe Isabel.
    Ele tinha sesseta anos quando realizou suas obras primas tai como:a estatua empedras de sabão dos doze profetas(1800-1805) e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796).
    DEpois de realizar seus trabalhos, se afastou da sociedade, só se cominicava com dois escravos, morreu onde nascera no ano de 1814... Ângela Thuira nº01 2ªA

    ResponderExcluir
  51. caramba, muito lindas cada uma delas..cada uma tem uma esperação que chama atenção, cada curva , cada detalhe !
    são muito esprecivas cada uma. lindaas !

    Rayanne Rayssa 2ªA n°21 AF vesp

    ResponderExcluir
  52. Suas obras são carregadas de emoções, genialidade e beleza e é possível perceber que mostram traços da cultura da religião católica.

    Mayane Cristina 2°A n° 19

    ResponderExcluir
  53. Arquiteto e escultor brasileiro
    1730-1814

    Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros – discute-se se sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel.
    Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil. Apesar de, formalmente, só ter recebido a educação primária, cresceu entre obras de arte, já que, além de seu pai, um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais, conviveu muito com o tio Antônio Francisco Pombal, conhecido entalhador das principais cidades históricas mineiras.
    Aleijadinho deixou mostras de seu talento em Ouro Preto, Sabará, Caeté, Catas Altas, Santa Rita Durão, São João del-Rei, Tiradentes e Nova Lima, cidades de Minas Gerais, onde desenhou e esculpiu para dezenas de igrejas. Em Mariana, assinou o chafariz da Samaritana e, a Congonhas do Campo, legou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805) e as 66 figuras em cedro (1796) que compõem a Via-Sacra.
    Ocupado com encomendas que chegavam de toda a província, Aleijadinho tinha mais de 60 anos quando começou a esculpir as famosas imagens de Congonhas do Campo. Nessa época, já deformado pela doença que lhe inutilizara as mãos e os pés, trabalhava com o martelo e o cinzel amarrados aos punhos pelos ajudantes. Apesar de ter sido respeitado em sua época, Aleijadinho, após sua morte, foi relegado a um quase esquecimento. O reconhecimento de que sua obra – o Barroco reconstruído dentro de uma concepção rigorosamente brasileira – havia sido a expressão máxima desse movimento no Brasil foi uma conseqüência da Semana de Arte Moderna de 1922.

    Priscila Venturini 2°C n°16 AF Vespertino

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Mesmo com as enfermidades Uns a apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes. é um grande exemplo de superação com suas belas obras são geniais e religiosas, e uma das coisas mais importantes é um artista brasileiro um orgulho pra nós!bjoos

    por:Maylla Caroline nº13 2ºD Vespertino

    ResponderExcluir
  56. esse escultor na minha opiniao é muito bom, cada obra dele esta com tudo nos minimos detalhes, demonstram cada sentimento cada expressão facial em suas obras, e são obras religiosas um jeito bonito de expressar a fé em Deus. cada obra dele deve ter demorado muito pra ser terminada especialmente aquela da ultima ceia tambem 12 dicipulos e Jesus é muito personagem

    (mozarth 3ºA vespertino AF Nº18)

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Adorei o blog, queria comentar um pouco sobre o Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Achei interessante que tudo que podemos saber sobre ele é através das obras que ele deixou, porque nao se tem nada em documento sobre a vida dele, e fico pensando como deve ser uma pessoa ser lembrada por tanto tempo apenas pelas obras que fez em vida. Parabéns pra ele!

    Franciele Almeida de Andrade Nº14 - 3ºB

    ResponderExcluir
  59. vou falar sobre Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.
    achei as obras dele bem interessante demostra sentimento, expressão facial, e são religiosas de um jeito bem bonito a expressar a fé em Deus.
    AF Daniela Rodrigues n°05 2°B

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Antônio Francisco lisboa mais conhecido como Alejadinho foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial trabalhou na transição do período Barroco para o período Rococó. 3°A Aluizio ferreira n°04

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

    loislene 2ºB nº16 aluizio ferreira

    ResponderExcluir
  64. Antônio Francisco de Lisboa(Aleijadinho)era filho de uma escrava e de um mestre de obras português. É CONSIDERADO um dos mais importantes representativos do barroco brasileiro, suas obras constituem 66 esculpidas em madeira e 12 em pedra sabão, suas obras tem todas um caráter religioso. Aos 40 anos começou a desenvolver uma doença que atrofiou suas mãos, mas mesmo assim não deixou de esculpir, utilizava suas ferramentas amarradas nos puços.
    Antes da doença, suas obras eram caracterizadas por terem um visual harmônico e sereno e expressavam equilíbrio, depois da doença começou a adotar um carácter mais expressionista as suas obras.
    Aleijadinho morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto, junto com sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente Aleijadinho é considerado o maior artista plastico barroco do Brasil.
    Wellington Lucas noturno 1°K n°24

    ResponderExcluir
  65. Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador. Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática
    ludmillade oliveira (2.F)(A.F)(NUMERO 16)(NOTURNO)

    ResponderExcluir
  66. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
    JULIANA SILVA(2.F)(A.F)(NUMERO 13)(NOTURNO)

    ResponderExcluir
  67. Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais
    juliana silva(2.F)(NUMERO 13)(A.F)(NOTURNO)

    ResponderExcluir
  68. Suas obras são bem interessantes , detalhadas e é voltada ao lado religioso .
    Sua determinação serve como exemplo para muitas pessoas que muito das vezes tem algum problema que de certa forma dificulta a realização do que realmente gosta de fazer.Serve para que possamos refletir que nem sempre grandes heróis são aqueles muito fortes externamente e sim dotado de uma força interior que os coloca onde sonharam um dia estar.

    wemili graziele nº 15 3ª E A.F

    ResponderExcluir
  69. O estilo Gótico se desenvolve na Europa né e pelo que sei na França tambem durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. Porém se deve entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, que nesse período se transforma com a escolástica, contribuindo para o desenvolvimento racional das ciências, tendo Deus como elemento supremo. Dessa maneira percebe uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina. O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se "Arte Francesa ". Na arquitetura se destacavam as igrejas que as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.A pintura teve um papel importante na arte gótica pois pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade.

    Franciele A. de Andrade - Nº14 - 3º B ALUIZIO FERREIRA

    ResponderExcluir
  70. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Era filho natural de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel. O apelido que o celebrizou veio de enfermidade que contraiu por volta de 1777, que o foi aos poucos deformando e cuja exata natureza é objeto de controvérsias. Uns a apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes. Percebe-se o amor que este homem tinha pela arte, pois mesmo com deficiência não desistiu de fazer o que gostava, isso serve de exemplo pra muitos!

    Jhony Junior ALUIZIO FERREIRA - 2 H Nº09

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Antonio Francisco Lisboa, escultor e arquiteto brasileiro (ouro Preto) MG nasc 1730 ou 1738. Filho do mestre-de-obras português Manuel Francisco Lisboa e Isabel, escrava deste, aprendeu o oficio c o pai, autor do risco da igreja da Ordem Terceira do Carmo 1766. Conviveu com vários mestres das artes como, João Gomes Batista, Jose Coelho de Noronha e outros.É considerado o maior artista brasileiro do séc. XVIII. Em 1968 foi inaugurado um museu na igreja matriz de Antonio Dias em sua homenagem..
    Suas obras pra mim retratam a reliosidade daquela época muito bem detalhadas e bem feitas
    Jaison 2ºb nº13 AF

    ResponderExcluir
  73. galeria totalmente invejavel com obras unicas de e de grandes valores !!
    onde cada peça traz um novo pensamento novo modo de imaginar oq realmente o autor quis dizer com a obras
    obras autora de grandes criticas !!
    LETICIA AVILA BORTOLOTTI
    Nº14
    SERIE 2ºF

    ResponderExcluir
  74. Suas obras são carregadas de emoções, genialidade e beleza e é possível perceber que mostram traços da cultura da religião católica.

    Sobre Aleijadinho: foi escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco. Ele foi um dos maiores representantes das artes pláticas brasileira. Seu nome completo é Antônio Francisco Lisboa, ele viveu e produziu a maioria de suas obras nas cidades de ouro preto e Congonhas em Minas Gerais, no período de 1730 a 1814. Suas obras misturam diversos estilos do barroco e em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico.
    nome eduardo roberto 2e n 25 horario noturno

    ResponderExcluir
  75. Eu acho que cada estátua representa um personagem específico, com sua própria fala gestual. Mas apesar dessa independência no espaço representativo e até mesmo no espaço físico, elas mantêm um diálogo corporal, formando uma unidade integrada na dança profética da anunciação da vida, morte e renascimento".

    Ivan carlos 3° E AF

    ResponderExcluir
  76. nasceu em Ouro preto, Minas Gerais em 1730, cidade que a época tinha o nome de Vila Rica. Filho do casamento de Manuel Francisco Lisboa, Português e mestre de obras de profissão, e da escrava Isabel, o escultor mineiro aleijadinho aprendeu desde cedo o ofício do pai, que foi o primeiro arquiteto de Ouro preto, apaixonado pela arte, Aleijadinho só fez a escola primária, sua infância e juventude vou ajudando o pai e o tio Antonio Francisco Pombal, um entalhador muito conceituado na cidade àquela época, não aproveitando as brincadeiras de criança que deveria ter. Segundo consta, a formação profissional de Aleijadinho pode ter sido aprimorada, enriquecida com a experiência de João Batista Gomes, abridor de cunhos e de José Coelho Noronha, entalhador e escultor, com que o artista teria uma relação muito boa.
    Sua obra tem traços de genialidade que a tornaram conhecida no mundo inteiro, e hoje existe em Ouro preto um museu, onde está exposto o seu acervo e onde é contada a sua história, mostrando o talento e a determinação desse homem, que sofreu dores lascinantes, precisou atar os instrumentos as mãos para poder trabalhar, mas nem mesmo assim desistiu, e no auge de sua doença e com mais de 70 anos e idade, produziu uma de suas mais importantes obras, que é a fantástica coleção de esculturas dos doze apóstolos, que o tornou definitivamente uma celebridade artística, não como esculturas de lata ou de neve.

    Francieli Z. Martins, n.º 10 (2º F) noturno A.F

    ResponderExcluir
  77. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
    No meu pont de vista as obras de Aleijadinho significava mto para ele era como se fosse um pedaço de ele as obras deles sao muito bonita.
    Roodrigo N°16 MBS 1°A

    ResponderExcluir
  78. Antonio Francisco Lisboa, que ficou famoso no mundo inteiro como Aleijadinho, nasceu em Ouro preto, Minas Gerais em 1730, cidade que a época tinha o nome de Vila Rica.o escultor mineiro aleijadinho aprendeu desde cedo o ofício do pai, que foi o primeiro arquiteto de Ouro preto.
    Sua obra tem traços de genialidade que a tornaram conhecida no mundo inteiro, e hoje existe em Ouro preto um museu, onde está exposto o seu acervo e onde é contada a sua história, mostrando o talento e a determinação desse homem, que sofreu dores lascinantes, precisou atar os instrumentos as mãos para poder trabalhar, mas nem mesmo assim desistiu.

    lorena lopes nº13
    pedro henrique nº26
    1ºB mbs

    ResponderExcluir
  79. achei muito bonitas as artes, os detalhes podem nos mostrar muita coisa, belas artes!

    ResponderExcluir
  80. uma rica obra artistica trabalhada expressiva e detalhada e leve!

    ResponderExcluir
  81. Estava lendo sobre o mesmo, e ache muito interessante e de bom gosto. Ele foi tambem
    Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.


    Durcelene Fernandes nº 07 2ºG A.F

    ResponderExcluir
  82. alejadinho é um dos maiores reprsentantes do barroco no Brasil.São obras muito interessantes voltadas à religiosidade.

    ResponderExcluir
  83. A obra de aleijadinho é sem dúvida uma arte muito expressiva que retrata a sua obra única de ser revelando sua personagem.

    Nome:Cleiton Andrade Job , numero da chamada:05
    2 ano C

    ResponderExcluir
  84. bom, se não me engano aleijadinho tinha um certo apego pelas obras que envolviam religião, e era bom no que fazia.
    fazia com perfeição.

    ResponderExcluir